Modernização de Elevadores

Informações sobre modernização de elevadores

 

 

Uma pergunta importante a se fazer é “Quando modernizar meu elevador?” De acordo com o livro “Princípios da Engenharia de Avaliação” (Prof. Eng. Celio Moreira), a vida últi média de um elevador de passageiros é de 20 anos. Portanto, é provável que as peças  de reposição saem de linhas normais de fabricação, indicando que é o momento de modernizar seu equipamento.

 

Além disso, outro sinal de que precisa modernizar seu elevador é quando notar que há despesas mensais com reposição de peças e frequentes panes nos elevadores que não são solucionados ou reduzidas. Neste caso temos uma combinação péssima que irrita duplamente o condomínio. A má performance e os gastos.

 

A Modernização de elevadores pode ser feita de 2 maneiras;

 

  • Produção de elevadores novos (Total);
  • Conservação e Manutenção (Parcial);

 

Tipos de modernização

A Modernização Técnica envolve a troca do Comando, Fiação, Botoeiras, Portas (troca ou revestimento), Operador de Porta, Trinco de Porta, Fechadores de Porta, Máquina e Cabo de Tração do elevador.

A Modernização estética envolve o embelezamento que consiste em troca do Teto, Piso, Corrimão bem como o revestimento da Cabina do elevador. (Aço ou Formica)

Vantagens da modernização

Um condomínio residencial tem em média 50% dos seus gastos com mão de obra (salários e encargos), no entanto outros itens têm grande peso. A manutenção de elevadores consome cerca de 7% dos recursos e a sua energia elétrica cerca de 6% do custo do condomínio (levando-se em conta que a energia elétrica é individual para cada apartamento.)

Quando aplicados sistemas inteligentes de atendimento, (sistema Duplex ou multicarros), faz-se com que, mesmo que a pessoa aperte mais de um botão, apenas o elevador mais próximo atenda a chamada, evitando assim o desgaste do equipamento. Na média cerca de 25% a 35% das viagens são desnecessárias, isso ocorre quando os dois elevadores vão para o mesmo pavimento mas só um deles é utilizado. Portanto, podemos estimar uma média de economia cerca de 15% em cada elevador, podendo ser maior ou menor dependendo das características do edifício e do número de pavimentos (quanto mais paradas maior será a economia com o novo sistema).

Tire suas dúvidas